O Grêmio foi punido pela Fifa e está, no momento, impedido de contratar jogadores. O chamado "transfer ban" foi aplicado por uma dívida do Tricolor com o Cerro Porteño, do Paraguai, pela contratação de Mathias Villasanti. A penalidade está em vigor desde o início de março.
Villasanti chegou a Porto Alegre na metade de 2021 e a negociação envolvia pagamento parcelado do valor. O Cerro foi à Fifa cobrar três parcelas atrasadas.O valor em aberto com o Cerro Porteño é de 825 mil dólares. O processo administrativo ainda soma 5% de juros e 41,5 mil dólares por custos processuais.
Renato admite classificação com "emoção", mas exalta superação de desfalques no GrêmioRenato admite classificação com "emoção", mas exalta superação de desfalques no GrêmioA punição já consta no sistema da Fifa e com isso, impede o Grêmio de realizar a inscrição de novos jogadores.
A diretoria do Grêmio, que confirma a dívida e a punição, afirma que quitará a dívida na próxima semana. Com isso, a punição poderá ser contestada e derrubada na Fifa.